27 julho 2013

Acidentes na construção civil. Como evitar esse risco fatal?

Acidentes na construção civil
Quando estamos acostumados a realizar determinadas tarefas, vamos adquirindo hábitos, com o tempo. Quanto mais praticada, mais chances de nos sentirmos confiantes e condicionados à vícios. NaConstrução civil, os vícios de trabalho caminham lado a lado com a realização do serviço diário. Muitos trabalhadores se acostumam a passar horas pendurados por cordas, em cima de andaimes e telhados. É nessas horas, que descuidos podem acontecer e os acidentes também.
Mais de 800 trabalhadores do ramo da Construção Civil morrem todos os anos, enquanto exercem suas funções. Essa estatística contribui para que as quedas sejam apontadas como a razão número um das causas de morte, nessa área. De todas as atividades de produção de obras (incluindo a Construção Civil, claro), as quedas ainda são responsáveis por uma em cada três mortes, de trabalhadores.
As vezes, o motivo da queda pode ser tão banal que nem o próprio trabalhador se dá conta do perigo que está correndo. Elas costumas acontecer em fração de segundos, num escorregão, tropeço ou mesmo pelo excesso de confiança.
Se, por um lado, o descuido por parte dos trabalhadores pode gerar esses acidentes, por outro, é preciso deixar claro que é de responsabilidade dos empregadores proporcionarem um ambiente de trabalho seguro, munido dos equipamentos de proteção necessários à pratica do ofício. Outro fator importante, que pode ser de extrema necessidade, para evitar que tragédias aconteçam, é providenciar treinamento adequado para todos os funcionários, uma vez que eles devem ser instruídos, para, justamente, não caírem em armadilhas como as que elencamos aqui.
Em diversos casos de acidentes, registra-se a falta de, pelo menos, um dos fatores essenciais à proteção do trabalhador. Em muitos deles, o trabalhador não possuía proteção contra quedas, conforme prega as normas da NBR 18801, norma regulamentadora que legisla em favor da segurança no trabalho,
Casos em que o trabalhador não é tão afetado pelo acidente se dão quando ele faz uso de uma linha de vida horizontal, que é fixada na estrutura do teto e o impede de cair no andar de baixo, caso ele perca o equilíbrio e caia. A essa altura, qualquer colega que estiver mais próximo poderá auxiliá-lo.
Todos os anos, milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes. Grande parte deles, causados pela falta de atenção, excesso de confiança e pelo descaso dos patrões, mas, também, pelo não uso de equipamentos adequados às atividades exercidas. Melhor do que procurar justificativas para o caso é tomar precauções para que ele não aconteça. Afinal, prevenir ainda é o melhor remédio.

fonte: www.aplequipamentos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário