02 agosto 2018

DISPOSITIVOS DE ANCORAGEM CONHEÇA CADA TIPO


Os pontos de ancoragem são elementos de segurança de suma importância para o trabalho em altura. Eles suportam cargas materiais e de pessoas, sendo para conexão de equipamentos de proteção individual e coletiva. Existem 5 tipos de dispositivos de ancoragem, baseados NBR 16325. A escolha de cada dispositivo deve ser avaliada e adequada para cada situação da atividade, conforme o tipo ou local de trabalho.

A S2 Soluções em Segurança preparou este artigo para apresentar os tipos de dispositivos de ancoragem mais utilizados para ancorar linhas de vida e outros equipamentos de segurança. Confira!
Tipos de dispositivos de ancoragem
Sistema de ancoragem tipo A1


Estes dispositivos são divididos em duas classes: tipo A1 e tipo A2.

-A1: são planejados para serem fixados em uma sustentação por meio de uma ancoragem estrutural ou de um elemento de fixação. Se for utilizado como ponto único de ancoragem, o tipo A1 deve ser empregado apenas para uso individual.

Os do tipos A1 mais comuns são placas e olhais construídos em materiais metálicos, como o aço carbono e o aço inox. A carga mínima suportável para este tipo de ancoragem é 12kN (carga estática), podendo suportar até 22kN.




Sistema de ancoragem tipo A2

Os sistemas de ancoragem do tipo A2 foram desenvolvidos para áreas onde não são favorecidas para a utilização dos tipos A1. São fixados em telhados ou planos inclinados e podem ser um ponto fixo ou não.





Os tipos B não necessariamente são instalados dos por elementos de fixação definitivos como as ancoragens estruturais. Eles são considerados provisórios, e podem ser retirados após o término do serviço. Estes dispositivos podem ser dimensionados a partir de materiais metálicos ou têxteis e devem suportar uma carga estática mínima de 12kN ou 18kN para linha de vida flexíveis.
Sistema de ancoragem tipo C

Dimensionado em linhas de vidas “flexíveis” horizontais por meio de cabos de aço fixados por elementos de metal. Este sistema não deve ter uma inclinação superior a 15º. Por apresentar uma maior comparecibilidade no seu dimensionamento as a ancoragens do tipo C possuem norma própria (BR 16523-2). É muito utilizado para linha de vida permanente e linha de vida móvel temporária, no acesso por cordas e para manutenção de equipamentos.








Sistema de ancoragem tipo D



Estes tipos são aplicados em uma linha de ancoragem rígida. Esta linha, não pode ter uma inclinação de mais de 15°, quando medido entre uma ancoragem de extremidade e uma intermediária em qualquer ponto de sua trajetória. É um sistema bastante utilizado para segurança do trabalhador de carga e descarga.

A diferença entre os tipos D e C se deve à linha de vida de ambos. No tipo C a linha é feita com cabo ou corda e no tipo D utiliza-se viga ou trilho de metal para a ancoragem.

Hoje temos em vigor as normas NBR 16325 -1:2014 Dispositivos de Ancoragem Tipo A, B e D, e a NBR 16325 -2:2014 Dispositivos de Ancoragem Tipo C.
Ancoragem predial é com a S2 Soluções em Segurança

Os dispositivos de ancoragem devem ser inspecionados a cada doze meses para manter os níveis de segurança adequados ao trabalho em altura. Para isso, você pode contar com a S2 Soluções em Segurança para realizar a Inspeção Periódica em Pontos de Ancoragem de todos os tipos.

Links úteis:
Treinamento para Trabalho em Altura NR-35
Dicas de Segurança para Trabalho em Altura

A S2 trazendo soluções em segurança para as empresas.


PARA MAIS INFORMAÇÕES

(83) 98868-3060 / 3201-1698
contato@s2treinamentos.com.br

Acesse aqui o nosso SITE


www.instagram.com/s2treinamentos
www.facebook.com/s2treinamentos

veja mais em nosso BLOG